"O mais antigo jornal que se tem notícia foi o Acta Diurna. O mesmo surgiu por volta de 59 a.C. a partir do desejo de Júlio César de informar a população sobre factos sociais e políticos ocorridos no império - como campanhas militares, julgamentos e execuções."

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Muralha da China tem mais 12 mil quilómetros que o estimado

A Muralha da China tem 20 mil quilómetros, e não os oito mil da última medição. Os cálculos foram feitos por topógrafos chineses que mediram o monumento.

A Muralha da China, cuja imponência a torna uma das maiores atracções turísticas da China, não é uma só estrutura mas um conjunto de fortificações, que levaram mais de dois mil anos, ao longo de 13 dinastias, a construir.

«A parede Ming só foi medida duas vezes, a primeira pela ordem do imperador Kangxi, em 1700, e a segunda em 2006», afirmou William Lindesay, especialista britânico da Grande Muralha.

Em 2007, a administração do património cultural da China destacou equipas em 15 províncias chinesas com a tarefa de medir todas as partes ou ruínas da muralha que estivessem na sua jurisdição. Essa expedição revelou que a Grande Muralha tem, ao todo, mais do dobro do estimado.

«Esta medida (20 mil quilómetros) contempla todas as paredes que foram alguma vez construídas, mesmo as que já não existem», esclareceu Dong Yaohui, vice-director da Associação da Grande Muralha da China.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Outras notícias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...