"O mais antigo jornal que se tem notícia foi o Acta Diurna. O mesmo surgiu por volta de 59 a.C. a partir do desejo de Júlio César de informar a população sobre factos sociais e políticos ocorridos no império - como campanhas militares, julgamentos e execuções."

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Agência de rating europeia prestes a ser criada

Isto é só mais uma forma de criar a sua própria realidade e os seus próprios "factos". Os eurocratas acusam as agências de rating já existentes como "discriminatórias" e influenciadas pelo mundo anglo-saxónico.A verdade é que a economia Europeia está mal e não se recomenda. O mundo anglo-saxônico não tem culpa nenhuma disso.

A Roland Berger Strategy Consultants confirmou hoje que está em negociações com diversos bancos europeus para criar a primeira agência de rating europeia.

O objetivo, segundo anunciou em comunicado e como avançava já hoje o "Diário de Notícias", é alcançar os 300 milhões de euros previstos para constituir o seu capital social até ao final do primeiro trimestre, pelo que a consultora estratégica está em conversações com várias instituições financeiras da União Europeia e da Suíça com esse propósito.

"Estamos a convidar instituições financeiras de todos os grandes centros, de modo a que o road show e processo de comunicação possa ter início no próximo trimestre", explicou o senior partner da Roland Berger Strategy Consultants, Markus Krall, no comunicado.

Reforçar a credibilidade


Para este especialista, "a vantagem da ampla representação da indústria de serviços financeiros europeia, com bancos, companhias de seguros e investidores institucionais envolvidos no consórcio fundador, permitirá reforçar a credibilidade da nova instituição e diversificar a base de investidores, reduzindo a probabilidade de potenciais conflitos de interesse".

A nova agência de rating europeia irá operar com "um modelo de custo eficiente" desenvolvido e aprovado pelo setor bancário, esclarece em comunicado.

Entretanto, todo o processo de rating será transformado para garantir maior transparência, avançando ainda que será criada uma plataforma online na qual todas as agências podem publicar suas avaliações, explicou a consultora.

Nas próximas semanas a Roland Berger irá contactar os líderes das principais instituições financeiras portuguesas para uma troca de impressões por forma a avaliar o interesse das mesmas em participar na agência.

A Roland Berger Strategy Consultants, fundada em 1967 em Munique, é a maior empresa europeia de consultadoria estratégica e uma das maiores a nível mundial com 2.500 funcionários espalhados por 45 escritórios e com presença em 33 países em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Outras notícias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...