"O mais antigo jornal que se tem notícia foi o Acta Diurna. O mesmo surgiu por volta de 59 a.C. a partir do desejo de Júlio César de informar a população sobre factos sociais e políticos ocorridos no império - como campanhas militares, julgamentos e execuções."

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cega italiana apoiada pelo Estado via bem de mais

Uma mulher italiana está a ser acusada por burla agravada, por ter recebido 235 mil euros em pensões de invalidez a que não teria direito. Oficialmente cega desde 2004, a mulher foi apanhada em vídeo, pela Guarda das Finanças, a fazer uma vida absolutamente normal e sem ajudas: a atravessar a estrada, a desviar-se de obstáculos e... a olhar para montras.

Existem 2,74 milhões de pessoas em Itália que recebem do Estado pensões de invalidez. Mas as autoridades suspeitam que duas em cada dez desses pensionistas fingem moléstias e incapacidades de que de facto não padecem. Em 2009, foram descobertos cerca de 30 mil casos destes, de inválidos de perfeita saúde com ajudas da Segurança Social.

A senhora A.M., de 59 anos, é apenas mais um exemplo. A diferença para a maioria é que o vídeo gravado pelos agentes da Guarda das Finanças, para servir de prova em tribunal, foi tornado público. O que nele se vê é uma mulher sem dificuldades de visão ou mobilidade, a varrer a varanda de casa, a sair sem óculos, sem bengala, a parar nos semáforos, a atravessar a estrada convictamente, a contornar mobiliário urbano, a evitar pessoas no caminho.

Os agentes da Guarda das Finanças italiana também apanharam a senhora A.M. a fazer compras, a olhar para a montra de uma loja e a avaliar com o marido a evolução de uma obra (esta última não está no vídeo). Os jornais especulam que estivesse a ponderar comprar um novo apartamento, visto que a siciliana, que vive há quase 40 anos em Pinerolo, perto de Turim (norte), é proprietária de seis apartamentos.

O seu património imobiliário está apreendido, assim como todos os seus bens – o que inclui a conta corrente na qual todos os meses a Segurança Social italiana depositava a sua pensão de invalidez nos últimos oito anos. O processo está agora em tribunal.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Outras notícias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...