O novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa passa a partir de hoje a ser aplicado nos documentos do Estado, vigorando em todos os serviços, organismos e entidades na tutela do Governo, bem como no Diário da República.
A decisão foi tomada em Conselho de Ministros a 25 de Janeiro de 2011 e terá efeitos a partir de hoje.
O acordo foi assinado, em Lisboa, em 1990, começou a ser aplicado em 2009, e tem um período de adaptação até 2015, durante o qual são aceites as duas grafias.
A resolução do Conselho de Ministros (n.º8/2011) adopta ainda o Vocabulário Ortográfico do Português e o conversor Lince como ferramentas de suporte à nova grafia.
Ambos estão disponíveis gratuitamente em www.portaldalinguaportuguesa.org e nos sítios de Internet de «todos os departamentos governamentais», de acordo com o texto publicado há quase um ano.
Não conheço um único português que seja a favor desta estupidez. Nenhum político foi capaz de mostrar como é que a PERVERSÃO da língua portuguesa ajuda a língua portuguesa.
Agora é que vai ser figura de ursa com força a jogar Scrable com a minha irmã... Não gosto nadita disso!
ResponderEliminarJá somos dois. Não sei qual é a necessidade desta palhaçada.
ResponderEliminarConcordo plenamente com os dois... Achei uma parvoice a mudança que houve na nossa lingua. Eu pelo menos não mudei nada, escrevo como aprendi inicialmente, se tiver que mudar algo será profissionalmente, que lá terá de ser.
ResponderEliminarAinda não me deram um motivo lógico para isto. Que nojo.
ResponderEliminar