É uma criação chinesa, pode percorrer 500 quilómetros numa hora e já começou a ser testado. Apesar do debate gerado pelo acidente ferroviário que matou 40 pessoas em Julho, a China quer continuar na linha da frente da alta velocidade
O protótipo deste comboio de alta velocidade foi apresentado no fim-de-semana passado em Shandong pela construtora de ferrovias chinesa CSR. O novo projecto demonstra a vontade da China em não desistir do seu ambicioso programa ferroviário, mesmo depois do acidente que a 23 de Julho fez 40 vítimas perto da cidade de Wenzhou.
O comboio circula através de um sistema magnético, sem tocar nos carris e é feito de um plástico reforçado com fibras de carbono e magnésio que permite diminuir o seu peso e a aumentar a velocidade.
Não foi dada nenhuma indicação sobre a data em que o comboio de seis carruagens começará a ser utilizado, mas o que é certo é que não poderá circular à sua velocidade máxima, uma vez que o limite estabelecido por lei é de 300 km/hora.
O sistema de alta velocidade chinês é o mais desenvolvido do mundo, estando previsto que até 2020 as linhas ferroviárias cubram 16 mil km.
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