"O mais antigo jornal que se tem notícia foi o Acta Diurna. O mesmo surgiu por volta de 59 a.C. a partir do desejo de Júlio César de informar a população sobre factos sociais e políticos ocorridos no império - como campanhas militares, julgamentos e execuções."

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A internacionalização do pastel de nata

O ministro da Economia gostaria que existisse um 'franchising' de pastéis de nata, mas um inglês já explorou a ideia em Macau há duas décadas, reinventando a receita de Belém e, mesmo sem canela, conquistou o paladar da Ásia.

Foi em 1988 que Andrew Stow, farmacêutico industrial, provou pela primeira vez um "pastel de Belém", quando estava em lua-de-mel com Margaret Wong, uma chinesa que hoje gere a padaria "Café e Nata", criada por ambos em Macau.

Radicado em Macau desde 1979, Stow mudou de profissão e trabalhou no antigo hotel Hyatt, na ilha da Taipa, onde fez amigos portugueses e nasceu uma ideia que mudaria a sua vida. "Andrew apercebeu-se que não havia nenhum local, além dos hotéis, para os ocidentais comprarem pão e decidiu abrir uma padaria para fazer a distribuição pelos supermercados", ideia que não funcionou pela "ansiedade" por pão fresco, que fez com que a "Lord Stow's" abrisse as portas em 1989 no coração da pitoresca vila de Coloane, lembra Eileen, que gere o negócio desde a morte do irmão, em 2006.

Consciente do poder do "pastel de nata" entre o mercado da saudade luso e do facto de os portugueses não estarem a aproveitar a presença num território que administravam para conquistar o Oriente pelo estômago, Stow decidiu que queria surpreender com a promoção de um dos ex-líbris da doçaria portuguesa.

"Mas não tinha a receita do pastel de nata e, como britânico arrogante que era, não ia pedi-la a nenhum português e decidiu criar a sua própria", explicou a irmã à agência Lusa, recordando que a reacção dos portugueses foi que o resultado "não era bem um pastel de nata", ao que Andrew respondeu: "É o que consigo fazer, se não gostam não comprem", lembrou Eileen entre risos.

Mas os chineses renderam-se e a "tarte de ovo de estilo português" ou "pu shi dan ta", em chinês, transformou-se num "ícone de Macau" e valeu a Stow, em 2005, a distinção do Governo local por mérito de Turismo.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Outras notícias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...