"O mais antigo jornal que se tem notícia foi o Acta Diurna. O mesmo surgiu por volta de 59 a.C. a partir do desejo de Júlio César de informar a população sobre factos sociais e políticos ocorridos no império - como campanhas militares, julgamentos e execuções."

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Casal e filho bebé morrem na cama

O casal não era visto desde sábado à noite. Ontem à tarde, a mãe de um deles estranhou que não lhe atendessem o telefone, deslocou-se à casa, em Árgea, Torres Novas, e deparou-se com uma tragédia. Hugo Abreu, 34 anos, Rute Freire, 31, e o filho do casal, Ricardo, de três anos, estavam mortos, na cama do quarto. A elevada concentração de monóxido de carbono terá estado na origem das mortes.

"O menino morreu sentado na cama, no meio dos dois" lamentava, com as lágrimas nos olhos, um dos muitos vizinhos que se concentraram em frente à residência das vítimas, incrédulos com o sucedido. Os corpos foram retirados já ao início da noite, depois das peritagens ao local, realizadas por inspectores da PJ de Leiria.

O alerta, para a GNR, foi dado pouco depois das 14h00, pela mãe de Rute Freire. Quando os militares entraram na casa, um pequeno imóvel com rés-do--chão e primeiro andar, depararam-se com uma temperatura ambiente fora do normal.

"O ar condicionado estava ligado, a lareira tinha estado acesa e o esquentador terá disparado, por ter detectado monóxido de carbono", explicou o comandante da GNR de Torres Novas, capitão Pinto Reis, acrescentando que uma das torneiras da banheira se encontrava aberta. As vítimas sucumbiram no piso superior da habitação.

Hugo Abreu era dono de uma empresa de caixilharia de alumínios, cuja oficina funcionava em frente à casa. Nos tempos livres, gostava de andar de moto e de se juntar aos membros do Moto Clube Fenómenos do Entroncamento. No domingo tinha combinado acompanhar o grupo num passeio à Pia do Urso, na Batalha, mas não apareceu. "Se calhar, já estavam todos mortos", lamentou um familiar.

"É um choque para todos. O Hugo gostava muito de viver e tinha uma paixão enorme pelo menino", assegura Marta Prina, uma amiga do casal.

TRABALHAVAM OS DOIS

Os familiares e amigos das vítimas ficaram em estado de choque após receberem a notícia das mortes e, alguns deles, tiveram de ser assistidos pelos médicos e psicólogos do INEM. Hugo Abreu era muito conhecido e estimado na zona. "Trabalhava de dia e de noite para levar a empresa de alumínios para a frente ", contou Marta Prina, amiga do casal que vivia maritalmente há alguns anos. Rute Freire era natural da zona de Belver.

Antes de ir para Árgea, na freguesia de Olaia, viveu no Entroncamento, onde ainda trabalhava com a mãe, numa frutaria. O facto de não ter aparecido ontem intrigou a mãe, que alertou a GNR.

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O que é o monóxido de Carbono (CO)?

É um gás pouco inflamável, inodoro e incolor, que pode causar a morte.

Onde se encontra?

Nos gases da combustão, como os produzidos por veículos, fogões, carvão a arder e sistemas de aquecimento a gás, entre outros.

Quais são os sintomas?

Os mais comuns são dores de cabeça, tonturas, fraqueza, náuseas, vómitos, dores no peito e confusão.

Atinge mais quem?

As crianças pequenas, idosos, e pessoas com doenças cardíacas crónicas, anemias ou problemas respiratórios.

Como evitar intoxicação?

Manter aparelhos que usam combustíveis em bom estado, limpar chaminés e condutas e assegurar algum arejamento quando estão ligados aquecedores, braseiras ou lareiras.

Como socorrer?

Levar a vítima para local arejado, tendo o cuidado de não respirar o ar contaminado. Deixá-la em repouso e pedir socorro.

7 comentários:

  1. Falta responder a esta questão, porque mata:
    Nos glóbulos vermelhos encontra-se uma molécula que se chama hemoglobina, cada molécula de hemoglobina se liga ou ao oxigénio ou ao dióxido de carbono, processando-se assim as trocas de dióxido de carbono por oxigénio nos pulmões e o inverso nos tecidos, a hemoglobina também se liga ao monóxio de carbono, mas ao contrário do oxigénio e do dióxido de carbono essa ligação é irreversível, se todas as moléculas de hemoglobina ficarem saturadas com monóxio de carbono não vai ser possível fazer chegar aos tecidos o oxigénio levando à morte!

    Catarina de quimical nerd

    Agora é sério é lamentável que ainda haja mortes por acidentes deste género!*

    ResponderEliminar
  2. Catarina,

    A tua explicação está brutal. Não sabia quais os processos químicos que levavam a que o CO causasse a morte.

    Não sabia união entre a hemoglobina e o monóxido de carbono era irreversível.

    Valeu a pena a aula de bioquímica. Quando é o exame?

    ResponderEliminar
  3. Cinco aulas de html... E descobre aí uma maneira de colocar letras a roxo nas caixas de comentários :p

    ResponderEliminar
  4. Catarina,

    É com grande pesar e aperto de alma que te venho reportar que o que pedes não é possível. *snif*

    ResponderEliminar
  5. Se não é possível, torna-o possível! Vá lá tu consegues :p

    ResponderEliminar
  6. Catarina.

    Se não é possível, torna-o possível! Vá lá tu consegues :p

    Infelizmente os meus super poderes só funcionam durante o dia :P

    ResponderEliminar

Outras notícias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...