"O mais antigo jornal que se tem notícia foi o Acta Diurna. O mesmo surgiu por volta de 59 a.C. a partir do desejo de Júlio César de informar a população sobre factos sociais e políticos ocorridos no império - como campanhas militares, julgamentos e execuções."

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mensagem numa garrafa viajou de Nova Iorque aos Açores

Um rapaz de Brockport, estado de Nova Iorque, de 10 anos, lançou ao mar uma garrafa com uma mensagem dentro em Março do ano passado. Quem a encontrou foi uma rapariga açoriana de 25 anos, oito meses depois.

Destak

Na mensagem Curtis Kipple explicava o quanto gostava de jogar futebol com o pai e de videojogos. Na altura andava no quarto ano, agora frequenta o quinto.

Oito meses depois de lançada a garrafa de vidro verde com a mensagem dentro, deu à costa na ilha Terceira, Açores. Ana Ponte, de 25 anos, apressou-se a escrever um e-mail para a escola de Curtis, escrito em Português e Inglês a dar conta do achado.

O meu irmão e o meu pai acordaram cedo esta manhã e foram para o mar para apanharem uns peixes muito abundantes aqui e encontraram uma garrafa com uma mensagem de um rapaz chamado Curtis Kipple”, escreveu Ana Ponte no e-mail que enviou para o endereço da escola.

O actual professor do quinto ano de Curtis, Chris Albrecht, ficou surpreendido com o sucesso do projecto que organizou para ensinar geografia e escrita de cartas formais aos seus alunos. . “Fiquei completamente surpreendido”, disse Albrecht citado pelo jornal local “Democrat and Chronicle”. “Os alunos demoraram um mês a escrever as cartas e quando o projecto ficou pronto achei que ia dar em nada”, disse o professor, citado pelo mesmo jornal.

Diz que a criança ficou “emocionada” quando soube que a sua mensagem tinha dado à costa e que tinha havido uma resposta por e-mail. “Foi uma coisa muito especial.” “Cerca de 80% dos meus alunos nunca viram o oceano. O facto de a garrafa de Curtis ter atravessado o Atlântico é uma coisa fantástica”.

Deste projecto, a garrafa de Curtis não foi a primeira a ser encontrada – em Junho já tinha sido encontrada outra na região da Nova Escócia, Canadá) – mas foi a que viajou até mais longe. Mais de 4000 quilómetros.

A parte incrível desta história não é que duas garrafas tenham sido encontradas, mas que as duas pessoas que as encontraram tenham perdido tempo a contactar-nos. É incrivelmente excitante”, diz Amy Stoker, a professora do quarto ano de Curtis que ajudou Albrecht a pôr o projecto em marcha.

Este projecto excedeu largamente as minhas expectativas mais optimistas. Foi uma maneira óptima de ensinar os alunos sobre parágrafos e geografia. Mas o facto de as cartas terem realmente sido encontradas é espantoso”.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Outras notícias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...